I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESCORPIÕES

AS CRIATURA MAIS TEMIDAS, AS MAIS INESPERADAS, VENENOSAS E ALÉM DISSO...
COMIDAS EM ESPETINHO NA CHINA?!
OS ESCORPIÕES SÃO CRIATURAS NOCIVAS E MUITO INESPERADAS.
A ORDEM DOS MAIS VENENOSOS AOS MAIS "PEREBAS" QUE SEJAM, É BEM GRANDINHA!
O MAIS VENENOSO É O Escorpião Amarelo E O MAIS PEREBA É O Bothrius Araguyae.
HOJE EXISTEM CERCA DE MAIS DE 1600 ESPÉCIES DESSE BICHO, NO BRASIL A CERCA DE 140 ESPÉCIES. REGISTROS CIENTÍFICOS REVELAM QUE OS ESCORPIÕES EXISTAM A 400 MILHÕES DE ANOS.
OS ESCORPIÕES GOSTAM DE FICAR EM LUGARES COM TEMPERATURAS ENTRE 20 A 37 GRAUS MAS VIVEM PERFEITAMENTE EM 14 A 56 GRAUS.
SE TIVEREM UM AMIGO CHAMADO Telson PERGUNTE-O SE ELE NÃO É UM ESCORPIÃO POIS Telson É O NOME CIENTIFICO DO FERRÃO DESSE BICHINHO INVOCADO!
PREVINA-SE!
Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção. Veja a seguir:
  • Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
  • Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
  • Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
  • Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
  • Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinajem;
  • Use telas e vedantes em portas e janelas;
  • Use ralos protetores;
  • Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;
  • Em áreas sabidamente escorpiônicas, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.

Se ainda assim um acidente com escorpiões ocorrer, primeiro deve-se evitar o pânico, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria (para causar vasoconstricção e diminuir a profusão do veneno) e procurar um médico.

O ser humano, após ser picado, pode ter hipotermia ou hipertemia, sudorese profunda, visão embaçada, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, arritmias cardíacas, choque, taquipnéia, edamapulmonar

agudo, agitação, sonolência, confusões mentais e tremores, além de inchaço e vermelhidão no local da picada.

Saliente-se que a toxicidade do veneno depende de diversos fatores, tais como a espécie do escorpião (de 1600 espécies catalogadas apenas 25 são venenosas ao homem); a quantidade de peçonha (veneno) injetada; o tamanho e o estado físico da vítima.

Atenção especial para crianças e idosos: enquanto as crianças têm mais chances de envenenamento porque possuem menor massa corporal, os idosos também caem nesta situação já pelo estado natural da velhice. Já foram constatados casos de pessoas alérgicas ao veneno do escorpião, nestes casos o veneno age muito rápido, podendo levar a vítima à morte em pouco tempo.

É recomendável a captura do escorpião para que seja identificado mais rapidamente qual o antídoto a ser aplicado. Se a vítima estiver no Brasil, pode fazer uma ligação gratuita para 0800 780 200 (RS) ou (11) 3726-7962 (SP), órgão que possui uma equipe especializada para fazer a identificação destes animais e indicar o socorro mais adequado para a situação.



[editar]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário